Antônio Carlos da Rocha Costa e Rosa Maria Vicari Confirmam Presença no ENIA

É com satisfação que anunciamos a presença dos Professores Dr. Antônio Carlos da Rocha Costa e Dra. Rosa Maria Vicari como palestrantes no ENIA - Encontro Nacional de Inteligencia Artificial. O Prof. Rocha Costa irá proferir a palestra "Conceitos e Modelos de Organização de Sociedades Artificiais", enquanto que a Profa. Vicari irá proferir a palestra "Para não dizer que não falei de IA!"



Título:
Conceitos e Modelos de Organização de Sociedades Artificiais
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Carlos da Rocha Costa (Universidade Católica de Pelotas)
 
Descrição: Esta palestra visa apresentar o quadro geral dos conceitos e dos modelos de organização de sociedades artificiais, tal como esse quadro parece estar constituído atualmente. São discutidos os principais conceitos envolvidos na definição de um modelo de organização de sociedade artificial (sociedade, níveis macro e micro e sua relação, organização social e unidades organizacionais, funções sociais, modos de interação social, etc.), assim como são apresentados os principais modelos de organização de sociedades artificiais propostos na literatura.

Biografia Resumida: Antônio Carlos da Rocha Costa é Professor da Universidade Católica de Pelotas, Bolsista de Produtividade do CNPq e professor orientador colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente em Fundamentos da Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes e Teoria da Computação Interativa.



Título:
Para não dizer que não falei de IA!
Palestrante: Profa. Dr. Rosa Maria Vicari (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Descrição: Atualmente, quando se olha para o estado da arte da IA encontramos progressos significativos desde 1990, principalmente no que se refere às aplicações da IA em varias áreas. Estes progressos estabeleceram uma verdadeira tecnologia baseada em IA que pode ser aplicada com sucesso a situações concretas. Isto ocasionou um fenômeno interessante. Os sucessos recentes da IA são invisíveis, ao mesmo tempo que a tecnologia de IA passou a ser efetiva ela passou a fazer parte da tecnologia mainstream da Computação. Por exemplo, os novos programas para jogar xadrez (Deep Junior1), o surgimento de plataformas para a simulação de atores digitais heterogêneos (Massive2), a utilidade de máquinas de busca, como o Google capazes de identificar a relevância dos itens encontrados, os sistemas de alerta automática de comportamentos não usuais dos clientes bancários, etc. O progresso da IA, no século XXI, deve-se a vários fatores, tais como: aplicações reais utilizando a integração de técnicas, a IA distribuída e as soluções híbridas. Isto não só está expandindo o campo de aplicação da IA mas também reescrevendo sua fundamentação e este processo está gerando não só novas idéias e técnicas, mas também ocasionando o aparecimento de algoritmos mais potentes (no caso do planejamento, aprendizagem, procura, visão, reconhecimento, decisão), os quais proporcionam interesse e utilidade comercial e industrial da IA. Dentro deste contexto que representa uma parte dos estudos e pesquisas da IA é que conduziremos nossa apresentação, falando não sobre IA, mas para o ouvinte mais atento,  também sobre IA.

Biografia Resumida: Rosa Vicari é professora  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990, Portugal) e pós-doutorado pela Universidade de Leeds (Inglaterra). Tem  atuado ativamente nas áreas de Inteligência Artificial e Informática na Educação, atuando principalmente nos temas de sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, e educação a distância. Além disto, tem organizado eventos internacionais como o 9th IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2009),Intelligent Tutoring Systems (ITS 2004)  e atuadocomo membro de várias organizações e  comitês multidisciplinares  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do CNPq.



 
  • Organização

    Informáica UFRGSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Promoção

    SBC
  • Agência

    Fellini Turismo
  • Apoio

    Fellini Turismo
  • Patrocínio