Minicursos aceitos
- Mini-curso 1: Análise de Algoritmos
Paulo Feofiloff, IME-USP Resumo: "A Análise de Algoritmos é uma disciplina bem-estabelecida, coberta por um bom número de excelentes livros (a maioria em inglês). O presente mini-curso é uma introdução sucinta ao assunto. Depois de tratar brevemente de alguns pré-requisitos (como notação assintótica e resolução de recorrências), o texto analisa alguns algoritmos clássicos, discute sua eficiência, e chama a atenção para as estratégias (divisão e conquista, programação dinâmica, método primal-dual) que levaram à sua concepção."
- Mini-curso 2: Introdução ao Processamento de Imagens usando R
Alejandro Frery, UFAL Talita Perciano, IME-USP Resumo: "Este mini-curso apresenta algumas noções básicas de processamento digital de imagens empregando R. R é uma plataforma FLOSS (Free-Libre Open Source Software) e uma linguagem de programação de alto nível orientada a processamento matricial e, com isso, apta a lidar de forma natural com muitas operações básicas e transformações de imagens."
- Mini-curso 3: Uma Introdução à Programação em Lua
Roberto Ierusalimschy, PUC-Rio Resumo: "Lua é uma linguagem de script amplamente usada nas mais diversas áreas, desde grandes aplicativos para desktops, como o Adobe Photoshop Lightroom, até software para sistemas embarcados. Lua é a linguagem mais usada atualmente para scripting em jogos, e é parte do padrão Ginga para o Sistema Brasileiro de TV Digital. Lua também é muito usada na área de segurança, sendo a linguagem de script embutida em ferramentas como Wireshark, snort e nmap. Este mini-curso apresenta a linguagem Lua com ênfase nos seus mecanismos menos convencionais. O objetivo é introduzir a linguagem e ao mesmo tempo apresentar algumas técnicas de programação não convencionais, como o uso de funções de mais alta ordem, co-rotinas e APIs entre linguagens. Espera-se do leitor alguma maturidade na área de programação e conhecimento da linguagem C, para a discussão da API entre Lua e C."
- Mini-curso 4: Engenharia de Software para Sistemas Embarcados
Flávio Wagner, UFRGS Luigi Carro, UFRGS Resumo: "Sistemas eletrônicos embarcados apresentam uma funcionalidade bastante diversificada e complexa e precisam atender requisitos geralmente conflitantes, como desempenho, restrições de tempo real, consumo de potência e energia, tempo de projeto e custo. Infelizmente, as metodologias tradicionais de Engenharia de Software, que privilegiam a eficiência do processo de desenvolvimento, mas não necessariamente as qualidades físicas do produto final (como desempenho, consumo de energia e ocupação de memória), não são inteiramente adequadas para o contexto de Sistemas Embarcados. Este mini-curso discute de que forma os paradigmas e técnicas adotados na Engenharia de Software tradicional, como orientação a objetos, UML, MDE (Model-Driven Engineering) e AOD (Aspect-Oriented Design), podem ser adaptados para o projeto de software embarcado."
- Mini-curso 5: Desmistificando XML: da Pesquisa à Prática Industrial
Vanessa Braganholo, UFRJ Mirella M. Moro, UFMG Resumo: "XML é uma linguagem para especificação de dados semi- ou complemente estruturados. Ela tem sido explorada tanto pela indústria quanto pela comunidade acadêmica. Onze anos depois de ter surgido, XML resolveu vários problemas importantes, de forma muito elegante. Além disso, XML foi adotada como recomendação para troca de dados por indústrias e comunidades científicas de muitas áreas, variando desde a indústria de vendas até a de saúde, incluindo aplicações extremamente atuais como Web Science e M-Government. Este mini-curso é direcionado a pessoas que querem trabalhar com pesquisa em XML, ou que simplesmente querem estudar XML com foco industrial ou acadêmico. Ele resume os principais usos de XML nos dias atuais, os problemas de pesquisa que XML ajudou a resolver e os que ainda estão abertos. É importante ressaltar que este capítulo não pretende cobrir toda a vasta literatura sobre XML. Ao invés disso, ele pretende ser um ponto de partida para qualquer pessoa que decida conhecer esta linguagem versátil, extremamente útil e poderosa chamada XML."
- Mini-curso 6: Robótica Inteligente: Da Simulação às Aplicações no Mundo Real
Denis Fernando Wolf, ICMC-USP São Carlos Eduardo do Valle Simões, ICMC-USP São Carlos Fernando Santos Osório, ICMC-USP São Carlos Resumo: "Este mini-curso foi elaborado com a intenção de abordar e organizar os principais conceitos envolvidos no projeto de sistemas robóticos móveis autônomos e inteligentes, bem como apresentar a aplicação das principais técnicas do estado-da-arte no projeto de soluções robóticas para os principais desafios do mundo real. Serão abordadas as principais ferramentas de modelagem e simulação de robôs e serão apresentados vários exemplos de projetos desenvolvidos com a participação dos autores para ilustrar diferentes metodologias de implementação de sistemas robóticos práticos."
- Mini-curso 7: Geometria Computacional
Cristina G. Fernandes, IME-USP José Coelho de Pina Jr., IME-USP Resumo: "Este mini-curso é um convite modesto ao estudo de geometria computacional, feito através de problemas clássicos: par mais próximo, fecho convexo, interseção de segmentos e divisão de polígono. No problema do par mais próximo, são dados pontos no plano, e deseja-se determinar um par mais próximo destes pontos. Apresentamos um elegante algoritmo de divisão e conquista para este problema. Existem vários algoritmos que determinam o fecho convexo de um conjunto de pontos no plano. Apresentamos quatro deles: um algoritmo incremental, o embrulho de presente, o de Graham e o Quickhull. Estes algoritmos usam-se de técnicas bem diferentes, e mostram como um problema fundamental pode ser atacado de diversas maneiras. O bem sucedido método da linha de varredura é apresentado usando dois problemas: interseção de segmentos e divisão de polígono."
- Mini-curso 8: Modelos e Processo para o Desenvolvimento de Sistemas Sensíveis ao Contexto
Vaninha Vieira, UFBA Ana Carolina Salgado, UFPE Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, UFPE Resumo: "A necessidade dos usuários de realizar tarefas complexas e de processar crescente volume de informação em pouco tempo apresenta um novo desafio aos sistemas computacionais: como diminuir a necessidade da interação explícita do usuário com o sistema para obter o que deseja? Contexto é o conhecimento que permite definir o que é ou não relevante em uma dada situação. Sistemas sensíveis ao contexto (CSS) são aqueles que usam o contexto para filtrar e disseminar informações mais úteis e adaptar seus serviços às necessidades dos usuários. Ao desenvolver CSS deve-se considerar tarefas não triviais relacionadas à especificação, gerenciamento e uso do contexto. Este mini-curso apresenta uma visão geral do conceito de contexto, discute modelos para representação e gerenciamento de contexto e processos de apoio a desenvolvedores de CSS. Um exemplo de projeto de um CSS é detalhado para mostrar a aplicabilidade dos conceitos apresentados. Desafios e direções de pesquisa são, também, indicados."
IntroduçãoEsta página contém informações sobre as Jornadas de Atualização em Informática de 2009 a serem realizadas durante o Congresso da SBC, em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), de 20a 24de julho de 2009. Índice Coordenação
Contato jai2009 [at] icmc [ponto] usp [ponto] br Comitê de ProgramaAndré Ponce de Leon F. de Carvalho, USP (coordenador) Tomasz Kowaltowski, UNICAMP (co-coordenador) Carlos Eduardo Ferreira, IME-USP Carlos Heuser, UFRGS Edmundo Roberto Mauro Madeira, UNICAMP Elias Procópio Duarte Jr., UFPR Karin Breitman, PUC-Rio Paulo César Masiero, ICMC-USP Marcelo Walter, UFPE Maria Emília Walter, UNB Mariza Andrade da Silva Bigonha, UFMG Marta Mattoso, COPPE/UFRJ Martin Musicante, UFRN Roberto Marcondes César, IME-USP Teresa Ludermir, UFPE Taisy Silva Weber, UFRGS Descrição GeralAs Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da nossa comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil. As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação. A edição de 2006 publicou, pela primeira vez, um livro que reuniu os textos de apoio preparados pelos autores. Uma outra novidade, introduzida em 2007, foi a inclusão no programa de três cursos convidados ministrados por renomados especialistas. As duas experiências foram muito bem sucedidas e repetidas em 2008. Assim, em 2009, até quatro cursos serão oferecidos por especialistas a serem convidados pelo Comitê de Programa. Os outros cinco a seis cursos, serão preenchidos através de um processo tradicional de seleção de propostas. Na seleção dos cursos será levada em conta a senioridade do palestrante, competência demonstrada na sua área de atuação, importância e abrangência do tema proposto, e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos. Docentes e pesquisadores interessados devem submeter suas propostas até a data limite de 17/10/2008 (24/10/2008 - prorrogado) conforme as instruções abaixo. Condições- A seleção inicial das propostas será feita com base em um processo classificatório, decorrente da avaliação e discussão das propostas pelo Comitê de Programa. Os critérios de seleção incluirão:
* competência demonstrada do(s) proponente(s) na área do curso * qualidade da proposta * maturidade do assunto proposto * importância e abrangência do tema proposto * curriculum vitae do(s) proponente(s) * distribuição dos assuntos em várias áreas da Computação * aderência às instruções desta chamada
Deve-se frisar que não é objetivo das JAI a divulgação de resultados de teses, dissertações, projetos de pesquisa, manuais de sistemas, etc, mas sim, de técnicas estabelecidas que são importantes na área acadêmica ou profissional, mas que muitos alunos não teriam oportunidade de cursar nas suas instituições de origem. Assim, o curso não deve refletir a visão específica de um único grupo de pesquisa na área proposta. O Comitê de Programa prefere propostas submetidas por um único autor mas, excepcionalmente, serão aceitas propostas com dois autores, sendo que ambos devem ser pesquisadores experientes. Neste caso, deverá ser indicado, no momento da submissão da proposta, aquele que ministrará o curso. As despesas de viagem e de estadia serão cobertas apenas para o instrutor de cada curso selecionado.
Os autores de propostas selecionadas para a fase seguinte serão notificados até o dia 28/11/2008. Os proponentes das propostas selecionadas deverão preparar um texto de 40 a 50 páginas com o material didático do seu curso para ser incluído como um capítulo do livro a ser publicado. O texto passará por uma avaliação de revisores especializados; sua aprovação é uma condição para que o curso seja incluído no programa final das JAI. Os autores deverão entregar os textos a serem incluídos no livro até o dia 13/02/2009. Este texto será revisto por pelo menos dois integrantes do Comitê Editorial a ser formado após a seleção, em função das áreas cobertas; este período de revisão deverá ser concluído até o dia 20/03/2009. Os critérios de revisão dos textos incluirão:
* aderência à proposta inicial * corretude técnica do texto * qualidade da escrita: estilo, erros, exagero no uso de termos estrangeiros, etc. * estrutura do texto * aderência às instruções sobre a formatação do texto * qualidade das figuras, tabelas, equações, etc * qualidade dos resumos em português e em inglês
A Comissão se reserva o direito de rejeitar trabalhos que apresentem problemas relacionados a esses critérios que sejam inviáveis de correção em tempo hábil. Os textos finais serão aceitos somente se produzidos utilizando o sistema LaTeX ou então Word da Microsoft (ou compatível). O formato exato para a entrega desses textos será divulgado oportunamente aos autores cujas propostas iniciais forem aceitas, mas deverá ser incluído todo o material necessário para que a Editora que publicará o livro possa gerar novamente os textos. Após a primeira revisão, os autores deverão atender às críticas e às sugestões dos revisores e entregar os textos finais no prazo máximo de uma semana após a recepção das avaliações dos revisores. Poderá haver mais revisões, inclusive da própria Editora; neste caso, os autores deverão atender às críticas e às sugestões no prazo máximo de três dias. Os autores dos textos a serem publicados deverão assinar um documento cedendo os direitos autorais à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O não cumprimento dos prazos ou o não atendimento aos pareceres dos revisores acarretará a exclusão da proposta do programa das JAI.
Formato da propostaAs propostas deverão seguir a estrutura abaixo; caso contrário correm o risco de rejeição sumária. O texto das propostas deverá ser submetido na forma de um único arquivo em formato PDF, até o dia 24 de outubro de 2008 - Dados de identificação (uma página)
* título do minicurso; * autor(es) (instituição de origem, endereço, telefone, e-mail); * nome do apresentador do curso (se houver dois autores). - Resumos em português e em inglês, até 200 palavras cada (uma página)
- Dados gerais (uma página)
* objetivos do curso e tratamento dado ao tema, por exemplo: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento em aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação; * perfil desejado dos participantes; * infra-estrutura física necessária para a apresentação, por exemplo: retroprojetor, microcomputador com canhão de projeção, sistema de som, equipamentos especiais. - Estrutura detalhada do texto (oito a dez páginas)
* o texto de cada curso constituirá um capítulo do livro e deverá ser constituído de seções e subseções; * cada seção e subseção deverão ter uma descrição precisa do seu conteúdo de maneira que seja possível avaliar o texto. - Bibliografia utilizada na preparação do curso (no máximo uma página).
- Curriculum vitae resumido do(s) autor(es) (no máximo uma página para cada autor), incluindo uma seleção de publicações consideradas importantes para a proposta.
Prazos importantes17/10/2008 (24/10/2008 - prorrogado): submissão eletrônica das propostas
- 28/11/2008: notificação sobre a aceitação das propostas
- 13/02/2009: entrega do texto de apoio para inclusão no livro
- 20/03/2009: conclusão das primeiras revisões dos textos pelo Comitê Editorial
Submissão das propostasO portal para registro e/ou submissão é https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=810. O prazo de submissão termina às 23:55 h do dia 24 de outubro de 2008. Os autores que ainda não têm registro no sistema JEMS deverão registrar-se antes de submter a proposta. Sugere-se que o registro seja feito com bastante antecedência para que haja tempo de o sistema enviar a senha que será indispensável para realizar a submissão. Deve-se lembrar que o único formato aceito para a submissão de propostas é um único arquivo PDF.
|