Artigos SelecionadosArtigos Completos- A andragogia e a criatividade como facilitadores na aprendizagem da Engenharia e da Qualidade de Software
Angelica Calazans, Caixa Econômica Federal
- A Practical Approach for Software Engineering Teaching: A Case Study for Real Time System Development
Henrique Campos, ITA Breno Lisi Romano, ITA Gláucia e Silva, ITA Ricardo Godoi Vieira, ITA Adilson Marques da Cunha, ITA
- Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática
Tatiana Annoni Pazeto, UNICAMP Soraia Prietch, UFMT/Rondonópolis
- Analogus: Um Ambiente para Auxílio ao Ensino de Programação Orientado pelo Raciocínio por Analogia
Gilson dos Santos, UFG Joseana Fechine, UFG Evandro Costa, UFAL
- Aprendizagem colaborativa no ensino presencial: TICs ajudam ou atrapalham?
Lucila Ishitani, PUC Minas
- EasyKarnaugh 3.0 Uma ferramenta computacional para o auxílio no ensino de Mapas de Karnaugh em Lógica Digital
Martha Torres, UNISC
- Identificação dos estilos cognitivos de aprendizagem através da interação em um Ambiente EAD
Carla Cristina Lui Dias, UDESC Isabela Gasparini, UDESC Avanilde Kemczinski, UDESC
- Impacto do Apoio Metodológico Ferramental a Aspectos de Usabilidade no Ensino Prático da Engenharia de Software
Giuseppe Lima, UFCG Yuska Aguiar, UFCG Bernardo Lula Junior, UFCG
- Levantamento da Percepção dos Acadêmicos das IES do Extremo Oeste Catarinense em Relação à Engenharia de Software
Amadeo Pivatto, UNOCHAPECÓ Denio Duarte, UNOCHAPECÓ Ana Marcia Duarte, UNOCHAPECÓ
- Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas
Louise Barros, UFPA Suellen Ribeiro, UFPA Janne Oeiras, UFPA
- SASM: Uma ferramenta para o ensino do processo de montagem e conjunto de instruções CISC
Juliano H. Foleiss, UEM Valéria Feltrim, UEM Ronaldo A. L. Goncalves, UEM
- Socratic Seminars as a Tool for Inductive Learning
Maria Feldgen, Universidad de Buenos Aires, Argentina Osvaldo Clua, Universidad de Buenos Aires, Argentina
- Um Ambiente para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios
Mireille Moreira, UFPA Elói Favero, UFPA
- Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores
A. Souto, Centro Paula Souza Marcelo Duduchi, FATEC-SP/CEETEPS
- Uma Contribuição à Modelagem e Geração Automática de Conteúdos Educacionais
Vanessa Borges, ICMC-USP Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP
- Uma Experiência no Ensino de Algoritmos utilizando Ambientes Visuais de Programação 3D
Halley Gondim, UFG Ana Paula Ambrósio, UFG Fabio Costa, UFG
- Uma Ferramenta de Apoio à Aprendizagem de Sistemas Operacionais
Shigueo Isotani, FAC-FITO
- Uso de projetos sócio/filantrópicos como atividade prática: a percepção do aluno
João Soares de Oliveira Neto, Universidade Mackenzie Maria Amelia Eliseo, Universidade Mackenzie
Resumos- A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação
Dilermando Piva Junior, FATEC/PUCCAMP/CEUNSP Ricardo Freitas, PUCCAMP/CEATEC Leda Queiroz de Paula, FATEC - Indaiatuba
- Análise de Problemas Aplicados em um Estudo Integrado
José Amancio Santos, UEFS Michele Angelo, UEFS
- Aprendizagem Baseada em Problemas Apoiada por Ambientes Virtuais: um Estudo de Caso em Banco de Dados
Rafael Segura, UNICSUL
- Desenvolvimento de um SurveyBot em Mundos Virtuais com Aplicação em Sistemas de Avaliação
Davi Zanotto, IF Alagoas Cledja Rolim, IF Alagoas Stenio Fernandes, University of Ottawa, Canadá/IF Alagoas
- O uso do Lego Mindstorms no apoio ao Ensino de Programação de Computadores
Adilson Vahldick, FURB Fabiane Barreto Vavassori Benitti, UNIVALI Diego Urban, FURB Matheus Krueger, FURB Arvid Halma, Universiteit van Amsterdam, Holanda
- O uso do Second Life na construção de um ambiente virtual de aprendizagem
Priscylla Silva, IF Alagoas Waleska Silva, IF Alagoas Stenio Fernandes, University of Ottawa, Canadá/IF Alagoas Cledja Rolim, IF Alagoas Wladia Bessa, IF Alagoas
- PowerInf Collaborative Learning Environment
Luciana Oliveira e Silva, UFG
- Presente e Futuro da Educação em Computação no Contexto da Computação Paralela como o Novo Modelo de Computação Predominante
Carlos Augusto Martins, PUC Minas
- Tepequém: uma nova Ferramenta para o Ensino de Algoritmos nos Cursos Superiores em Computação
Ornélio Hinterholz Junior, FAA
- Uma abordagem baseada em problemas para aprendizagem colaborativa de sistemas operacionais
Daniel Notari, UCS Juliana Bohn, UCS Elisa Boff, UCS
Introdução Versão para impressão | | O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação. Esperamos realizar em 2009 um evento que se torne um marco significativo no planejamento e na evolução do Ensino em Computação. A Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o “terceiro pilar” a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação. Desta forma, ela permeia os avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. Muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. Finalmente, ela é um componente indispensável para a implementação e o fortalecimento dos objetivos econômicos, tecnológicos e sociais de um país. Desta forma, planejamento a longo termo para a área terá conseqüências que irão além da Computação propriamente dita. O Workshop sobre Educação em Computação foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do mundo e empreendido a partir dessas constatações. Na edição de 2009, o tema principal do WEI será “Construção Colaborativa de Conhecimento”, que tem sido uma estratégia cada vez mais popular na área de informática e em várias, senão todas, áreas do conhecimento. A Internet, a Web e as possibilidades de cooperação providas por diversas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas nesse ambiente habilitam essas iniciativas, pois possibilitam de forma rápida e eficiente a troca e o acesso à informação e a conteúdos de formatos diversos. A colaboração online está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, seja através de discussões acerca de uma tecnologia ou através de páginas construídas em conjunto, como wikis, entre várias outras iniciativas. No contexto de educação em informática, tem-se explorado o potencial dessas estratégias colaborativas tanto em termos de disseminação do conhecimento quanto no espectro de mecanismos de aprendizagem, transformando a relação professor-aluno. Neste contexto, o menor controle do processo por parte dos professores e a maior participação dos alunos como geradores de conhecimento representam um compromisso que tem que ser melhor entendido e explorado. A proposta do WEI 2009 é não apenas apresentar essas estratégias como discutir a sua efetividade nas várias dimensões da educação em informática. Atividades e TemasO tema principal do WEI será “Construção Colaborativa de Conhecimento”. As atividades no WEI compreendem apresentação de artigos completos e artigos resumidos no contexto específico das trilhas, além de palestras convidadas e grupos de trabalhos nos seguintes tópicos: - Metodologias, ambientes e experiências para construção colaborativa do conhecimento em cursos da área de Computação
- Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino de Computação
- Educação a distância na área de Computação
- Ensino de hardware nos cursos de Computação
- Estratégias para o incremento do acesso e permanência de alunos nos cursos da área de Computação
- Experiências com o uso de Software Livre em cursos de Computação
- Experiências em atividades de extensão universitária em cursos de Computação
- Experiências em cursos Seqüenciais, Tecnológicos e de Licenciatura na área de Computação
- Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para cursos de Computação
- Formação multidisciplinar em Computação: experiências e tendências
- Grandes desafios em Educação em Computação
- Metodologias de ensino na área de Computação
- Perfil do profissional na área de Computação
- Políticas de atualização de bibliotecas na área de Computação
- Políticas de atualização dos laboratórios de Computação
- Processos de avaliação em cursos de Computação (avaliação de docentes, discentes, curso, entre outros)
Formato dos Trabalhos
Os trabalhos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol no contexto específico de "Educação em Computação". A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível http://www.sbc.org.br/template. Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF. Há dois tipos de submissões: - Artigos Completos. O artigo completo deverá ter de oito a dez páginas, indicando os aspectos de inovação e suas contribuições para a Educação em Computação;
- Artigos Resumidos. O artigo resumido deverá ter exatamente quatro páginas, indicando experiências e pesquisa atual sobre Educação em Computação.
Submissão dos Trabalhos
A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do sistema JEMS, em https://submissoes.sbc.org.br/wei2009. Datas Importantes06/03/2009 20/03/2009 - Data limite para submissão de trabalhos (estendido)20/04/2009 27/04/2009 - Notificação dos trabalhos aceitos (estendido)- 18/05/2009 - Data limite para envio das versões finais
CoordenaçãoMirella M. Moro, UFMG –
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Simone Martins, UFF –
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Coordenação Local Alessandra Dahmer, UFCSPA/UNISC –
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
/
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
ColaboradoresAnna H. Reali Costa - Escola Politécnica, Univ. de São Paulo, USP Hermano Moura - Univ. Federal de Pernambuco, UFPE José Palazzo Moreira de Oliveira - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Marcelo Duduchi Feitosa - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC SP Marco Antonio Casanova - Pontifícia Univ. Católica, PUC/Rio Wagner Meira, Jr. - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG Comitê de ProgramaMirella M. Moro - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (chair) Simone Martins - Univ. Federal Fluminense, UFF (co-chair) Alessandra Dahmer - Univ. Fed. de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA Ana Paula L. Ambrósio - Univ. Federal de Goiás, UFG Auri Marcelo Rizzo Vincenz - Univ. Federal de Goiás, UFG Carlos Eduardo Ferreira - Univ. de São Paulo, USP Carmem Hara - Univ. Federal do Paraná, UFPR Clovis T. Fernandes - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA Daltro Nunes - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Davd Boris Paul Deharbe - Univ. Federal do Rio Grande do Norte, UFRN Débora Maria Barroso Paiva - Univ. Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS Eliana S. de Almeida - Univ. Federal de Alagoas, UFAL Ellen F. Barbosa - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos Elói Favero - Univ. Federal do Pará, UFPA Esteban W. G. Clua - Univ. Federal Fluminense, UFF Fabiane B. Vavassori Benitt - Universidade Regional de Blumenau, FURB Fátima dos Santos Nunes - Univ. de São Paulo, USP Guilherme Travassos - Univ. Federal do Rio de Janeiro, UFRJ José Maria Nazar David - Univ. Salvador, UNIFACS Liliane dos Santos Machado - Univ. Federal da Paraíba, UFPB Lúcia Giraffa - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS Marcelo A. Santos Turine - Univ. Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS Morganna C. Diniz - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO Nizam Omar - Univ. Mackenzie, Mackenzie Raquel Prates - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG Renata Mendes de Araújo - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO Renata Fortes - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos Roberto Bigonha - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG Ronaldo dos Santos Mello - Univ. Federal de Santa Catarina, UFSC Rosana T. V. Braga - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos Sandra Fabbri - Univ. Federal de São Carlos, UFSCar
|