WEI - XVII Workshop sobre Educação em Computação

Artigos Selecionados

Artigos Completos

  • A andragogia e a criatividade como facilitadores na aprendizagem da Engenharia e da Qualidade de Software
    Angelica Calazans, Caixa Econômica Federal

  • A Practical Approach for Software Engineering Teaching: A Case Study for Real Time System Development
    Henrique Campos, ITA
    Breno Lisi Romano, ITA
    Gláucia e Silva, ITA
    Ricardo Godoi Vieira, ITA
    Adilson Marques da Cunha, ITA
 
  • Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática
    Tatiana Annoni Pazeto, UNICAMP
    Soraia Prietch, UFMT/Rondonópolis
 
  • Analogus: Um Ambiente para Auxílio ao Ensino de Programação Orientado pelo Raciocínio por Analogia
    Gilson dos Santos, UFG
    Joseana Fechine, UFG
    Evandro Costa, UFAL
 
  • Aprendizagem colaborativa no ensino presencial: TICs ajudam ou atrapalham?
    Lucila Ishitani, PUC Minas
 
  • EasyKarnaugh 3.0 Uma ferramenta computacional para o auxílio no ensino de Mapas de Karnaugh em Lógica Digital
    Martha Torres, UNISC
 
  • Identificação dos estilos cognitivos de aprendizagem através da interação em um Ambiente EAD
    Carla Cristina Lui Dias, UDESC
    Isabela Gasparini, UDESC
    Avanilde Kemczinski, UDESC
 
  • Impacto do Apoio Metodológico Ferramental a Aspectos de Usabilidade no Ensino Prático da Engenharia de Software
    Giuseppe Lima, UFCG
    Yuska Aguiar, UFCG
    Bernardo Lula Junior, UFCG
 
  • Levantamento da Percepção dos Acadêmicos das IES do Extremo Oeste Catarinense em Relação à Engenharia de Software
    Amadeo Pivatto, UNOCHAPECÓ
    Denio Duarte,
    UNOCHAPECÓ
    Ana Marcia Duarte, UNOCHAPECÓ
 
  • Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas
    Louise Barros, UFPA
    Suellen Ribeiro, UFPA
    Janne Oeiras, UFPA
 
  • SASM: Uma ferramenta para o ensino do processo de montagem e conjunto de instruções CISC
    Juliano H. Foleiss, UEM
    Valéria Feltrim, UEM
    Ronaldo A. L. Goncalves, UEM
 
  • Socratic Seminars as a Tool for Inductive Learning
    Maria Feldgen, Universidad de Buenos Aires, Argentina
    Osvaldo Clua, Universidad de Buenos Aires, Argentina

 
  • Um Ambiente para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios
    Mireille Moreira, UFPA
    Elói Favero, UFPA
 
  • Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores
    A. Souto, Centro Paula Souza
    Marcelo Duduchi, FATEC-SP/CEETEPS
 
  • Uma Contribuição à Modelagem e Geração Automática de Conteúdos Educacionais
    Vanessa Borges, ICMC-USP
    Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP
 
  • Uma Experiência no Ensino de Algoritmos utilizando Ambientes Visuais de Programação 3D
    Halley Gondim, UFG
    Ana Paula Ambrósio, UFG
    Fabio Costa, UFG
 
  • Uma Ferramenta de Apoio à Aprendizagem de Sistemas Operacionais
    Shigueo Isotani, FAC-FITO
 
  • Uso de projetos sócio/filantrópicos como atividade prática: a percepção do aluno
    João Soares de Oliveira Neto, Universidade Mackenzie
    Maria Amelia Eliseo, Universidade Mackenzie

 Resumos

  • A Importância da Leitura e da Abstração do Problema no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato em alunos de Computação
    Dilermando Piva Junior, FATEC/PUCCAMP/CEUNSP
    Ricardo Freitas, PUCCAMP/CEATEC
    Leda Queiroz de Paula, FATEC - Indaiatuba

  • Análise de Problemas Aplicados em um Estudo Integrado
    José Amancio Santos, UEFS
    Michele Angelo, UEFS

 
  • Aprendizagem Baseada em Problemas Apoiada por Ambientes Virtuais: um Estudo de Caso em Banco de Dados
    Rafael Segura, UNICSUL
 
  • Desenvolvimento de um SurveyBot em Mundos Virtuais com Aplicação em Sistemas de Avaliação
    Davi Zanotto, IF Alagoas
    Cledja Rolim, 
    IF Alagoas
    Stenio Fernandes, University of Ottawa, Canadá/IF Alagoas
 
  • O uso do Lego Mindstorms no apoio ao Ensino de Programação de Computadores
    Adilson Vahldick, FURB
    Fabiane Barreto Vavassori Benitti, UNIVALI
    Diego Urban, FURB
    Matheus Krueger, FURB
    Arvid Halma,
    Universiteit van Amsterdam, Holanda
 
  • O uso do Second Life na construção de um ambiente virtual de aprendizagem
    Priscylla Silva, IF Alagoas
    Waleska Silva, IF Alagoas
    Stenio Fernandes, University of Ottawa, Canadá/IF Alagoas
    Cledja Rolim, IF Alagoas
    Wladia Bessa, IF Alagoas
 
  • PowerInf Collaborative Learning Environment
    Luciana Oliveira e Silva, UFG
 
  • Presente e Futuro da Educação em Computação no Contexto da Computação Paralela como o Novo Modelo de Computação Predominante
    Carlos Augusto Martins, PUC Minas
 
  • Tepequém: uma nova Ferramenta para o Ensino de Algoritmos nos Cursos Superiores em Computação
    Ornélio Hinterholz Junior, FAA
 
  • Uma abordagem baseada em problemas para aprendizagem colaborativa de sistemas operacionais
    Daniel Notari, UCS
    Juliana Bohn, UCS
    Elisa Boff, UCS

Introdução

Versão para impressão Image
 

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação. Esperamos realizar em 2009 um evento que se torne um marco significativo no planejamento e na evolução do Ensino em Computação.

A Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o “terceiro pilar” a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação. Desta forma, ela permeia os avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. Muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. Finalmente, ela é um componente indispensável para a implementação e o fortalecimento dos objetivos econômicos, tecnológicos e sociais de um país. Desta forma, planejamento a longo termo para a área terá conseqüências que irão além da Computação propriamente dita. O Workshop sobre Educação em Computação foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do mundo e empreendido a partir dessas constatações.

Na edição de 2009, o tema principal do WEI será “Construção Colaborativa de Conhecimento”, que tem sido uma estratégia cada vez mais popular na área de informática e em várias, senão todas, áreas do conhecimento. A Internet, a Web e as possibilidades de cooperação providas por diversas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas nesse ambiente habilitam essas iniciativas, pois possibilitam de forma rápida e eficiente a troca e o acesso à informação e a conteúdos de formatos diversos. A colaboração online está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, seja através de discussões acerca de uma tecnologia ou através de páginas construídas em conjunto, como wikis, entre várias outras iniciativas. No contexto de educação em informática, tem-se explorado o potencial dessas estratégias colaborativas tanto em termos de disseminação do conhecimento quanto no espectro de mecanismos de aprendizagem, transformando a relação professor-aluno. Neste contexto, o menor controle do processo por parte dos professores e a maior participação dos alunos como geradores de conhecimento representam um compromisso que tem que ser melhor entendido e explorado. A proposta do WEI 2009 é não apenas apresentar essas estratégias como discutir a sua efetividade nas várias dimensões da educação em informática.

Atividades e Temas

O tema principal do WEI será “Construção Colaborativa de Conhecimento”. As atividades no WEI compreendem apresentação de artigos completos e artigos resumidos no contexto específico das trilhas, além de palestras convidadas e grupos de trabalhos nos seguintes tópicos:

  • Metodologias, ambientes e experiências para construção colaborativa do conhecimento em cursos da área de Computação
  • Desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino de Computação
  • Educação a distância na área de Computação
  • Ensino de hardware nos cursos de Computação
  • Estratégias para o incremento do acesso e permanência de alunos nos cursos da área de Computação
  • Experiências com o uso de Software Livre em cursos de Computação
  • Experiências em atividades de extensão universitária em cursos de Computação
  • Experiências em cursos Seqüenciais, Tecnológicos e de Licenciatura na área de Computação
  • Experiências inovadoras na elaboração de grades curriculares para cursos de Computação
  • Formação multidisciplinar em Computação: experiências e tendências
  • Grandes desafios em Educação em Computação
  • Metodologias de ensino na área de Computação
  • Perfil do profissional na área de Computação
  • Políticas de atualização de bibliotecas na área de Computação
  • Políticas de atualização dos laboratórios de Computação
  • Processos de avaliação em cursos de Computação (avaliação de docentes, discentes, curso, entre outros)

Formato dos Trabalhos

Os trabalhos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol no contexto específico de "Educação em Computação". A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC, disponível http://www.sbc.org.br/template. Os trabalhos devem ser enviados no formato PDF.

Há dois tipos de submissões:

  • Artigos Completos. O artigo completo deverá ter de oito a dez páginas, indicando os aspectos de inovação e suas contribuições para a Educação em Computação;
  • Artigos Resumidos. O artigo resumido deverá ter exatamente quatro páginas, indicando experiências e pesquisa atual sobre Educação em Computação.

Submissão dos Trabalhos

A submissão dos trabalhos será exclusivamente eletrônica através do sistema JEMS, em https://submissoes.sbc.org.br/wei2009.

Datas Importantes

  • 06/03/2009 20/03/2009 - Data limite para submissão de trabalhos (estendido)
  • 20/04/2009 27/04/2009 - Notificação dos trabalhos aceitos (estendido)
  • 18/05/2009 - Data limite para envio das versões finais

Coordenação

Mirella M. Moro, UFMG – Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Simone Martins, UFF – Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Coordenação Local

Alessandra Dahmer, UFCSPA/UNISC – Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Colaboradores

Anna H. Reali Costa - Escola Politécnica, Univ. de São Paulo, USP
Hermano Moura - Univ. Federal de Pernambuco, UFPE
José Palazzo Moreira de Oliveira - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Marcelo Duduchi Feitosa - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC SP
Marco Antonio Casanova - Pontifícia Univ. Católica, PUC/Rio
Wagner Meira, Jr. - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG

Comitê de Programa

Mirella M. Moro - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (chair)
Simone Martins - Univ. Federal Fluminense, UFF  (co-chair)
Alessandra Dahmer - Univ. Fed. de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA
Ana Paula L. Ambrósio - Univ. Federal de Goiás, UFG
Auri Marcelo Rizzo Vincenz -  Univ. Federal de Goiás, UFG
Carlos Eduardo Ferreira - Univ. de São Paulo, USP
Carmem Hara - Univ. Federal do Paraná, UFPR
Clovis T. Fernandes - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ITA
Daltro Nunes - Univ. Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Davd Boris Paul Deharbe - Univ. Federal do Rio Grande do Norte, UFRN
Débora Maria Barroso Paiva - Univ. Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS
Eliana S. de Almeida - Univ. Federal de Alagoas, UFAL
Ellen F. Barbosa - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos
Elói Favero - Univ. Federal do Pará, UFPA
Esteban W. G. Clua - Univ. Federal Fluminense, UFF
Fabiane B. Vavassori Benitt - Universidade Regional de Blumenau, FURB
Fátima dos Santos Nunes - Univ. de São Paulo, USP
Guilherme Travassos - Univ. Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
José Maria Nazar David - Univ. Salvador, UNIFACS
Liliane dos Santos Machado - Univ. Federal da Paraíba, UFPB
Lúcia Giraffa - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS
Marcelo A. Santos Turine - Univ. Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS
Morganna C. Diniz - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO
Nizam Omar - Univ. Mackenzie, Mackenzie
Raquel Prates - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG
Renata Mendes de Araújo - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO
Renata Fortes - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos
Roberto Bigonha - Univ. Federal de Minas Gerais, UFMG
Ronaldo dos Santos Mello - Univ. Federal de Santa Catarina, UFSC
Rosana T. V. Braga - Univ. de São Paulo Campus São Carlos, USP São Carlos
Sandra Fabbri - Univ. Federal de São Carlos, UFSCar

 
  • Organização

    Informáica UFRGSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Promoção

    SBC
  • Agência

    Fellini Turismo
  • Apoio

    Fellini Turismo
  • Patrocínio