Artigos Selecionados A lista de artigos selecionadas pode ser visualizada neste link . Oficinas Selecionadas- Representação do Mundo pela Matemática objetos de aprendizagem na formação de professores das séries iniciais
Marcus Basso, UFRGS Cristiano Lima, UFRGS Elisa Friedrich Martins, UFRGS Paula Silva, UFRGS Fabiana Fattore Serres, UFRGS Vera Lucia Weiand, UFRGS
- Trabalhando com HotPotatoes e suas possibilidades no Moodle
Márcia Cristina Moraes, PUCRS Adriana Beiler, PUCRS
- Avaliação de softwares educativos
Viviane De Bona, UFPE Katia da Silva, UFPE
- Análise de conteúdo na pesquisa educacional através do uso do software NVIVO
Diogenes Melo, UFPE Katia da Silva, UFPE
Introdução
O Workshop de Informática na Escola (WIE), em sua décima quinta edição, é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, como um dos eventos do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas. O tema do XV WIE é Educação na Era da Internet - Contribuições das Redes Sociais para a promoção da Aprendizagem. Busca-se que os trabalhos a serem submetidos, relacionem-se em algum grau com o uso das TICs na escola, e abordem perspectivas inovadoras do ponto de vista educacional e ou tecnológico. Atividades e Temas Os tópicos de interesse do workshop incluem, mas não estão restritos a: - Ambientes Interativos para Promoção da Aprendizagem
- Aplicação de TICs na Integração Escolar de Pessoas com Necessidades Especiais
- Arquiteturas Pedagógicas apoiadas por Tecnologias da Informação e da Comunicação
- Aspectos Éticos e Direitos Humanos e Sociais na utilização das novas tecnologias na escola
- Bibliotecas Digitais para a Escola e a Comunidade
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem apoiadas por computador
- Educação Continuada mediada pelas TICs
- Escolas e Laboratórios Virtuais
- Experiências Educacionais Envolvendo Inclusão Digital (crianças, adultos, terceira idade, indígenas e grupos minoritários).
- Formação de Professores mediada pelas TICs
- Integração de Redes Sociais Virtuais e Escola
- Introdução das TICs na Educação Presencial
- Linguagens, Ambientes e Ferramentas de Autoria
- Políticas para uso das TICs na Educação
- Produção e Avaliação de Software Educativo
- Robótica Educacional
- Simulação e Jogos na promoção da Aprendizagem
- Software Livre e suas Aplicações na Escola
Formato dos Trabalhos - Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC, que poderá ser encontrado em: http://www.sbc.org.br/template
- Os artigos e oficinas devem ser submetidos no formato PDF;
- Os artigos completos não poderão ultrapassar 10 (dez) páginas, os artigos resumidos e oficinas 4 (quatro) páginas, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.
- Na página de rosto do artigo, a ser submetido, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os autores também podem omitir, sedesejarem, informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo. Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.).
- Na versão final do artigo, caso aceito, os dados dos autores e filiações, além do resumo devem fazer parte do trabalho que deverá ter 10 páginas em seu total.
As propostas de trabalho a serem submetidas para o WIE deverão enquadrar-se em: - Artigo completo: descreve um trabalho original e ainda não publicado. Os artigos podem ser do tipo descritivo ou relato, interpretativo, experimental ou de desenvolvimento de sistemas pedagógicos informatizados, mas todos devem enquadrar se - pois assim serão avaliados - nos rigores de um trabalho científico.
- Artigo resumido: breve relato sobre pesquisas, cursos e atividades que estejam em andamento.
- Oficina: Serão no máximo quatro, com duração de 4 horas distribuídas em dois dias do evento. Os tópicos de interesse para as oficinas são aqueles referentes aos tópicos de interesse do WIE 2009. As propostas de oficinas devem conter as seguintes seções: titulo, tópicos de interesse relacionados, coordenadores, descrição e objetivos, infra-estrutura necessária, resultados esperados.
O apoio para deslocamento e hospedagem dos ministrantes está condicionado à obtenção de recursos junto aos orgãos de fomento. Submissão dos Trabalhos Toda e qualquer proposta para o WIE 2009 deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, através do seguinte endereço eletrônico: https://submissoes.sbc.org.br/wie2009. Datas Importantes - 31/03/2009 - Data limite para submissão de trabalhos
- 02/05/2009 - Notificação de aceitação de trabalhos
- 18/05/2009 - Data limite para envio das versões finais
Coordenação Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, UNISINOS (Coordenador Geral) -
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Crediné Silva de Menezes, UFES (Coordenador do Comitê de Programa) -
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Coordenação Local Magda Bercht, UFRGS -
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Comitê Gestor da Comissão Especial de Informática na Educação André Luís Alice Raabe, UNIVALI (Coordenador) Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, UFPA Gilda Helena B. de Campos, PUC/Rio José Aires de Castro Filho, UFC Mauro Cavalcante Pequeno, UFC Nizam Omar, Mackenzie Patrícia Augustin Jaques, UNISINOS Rosa Maria E. Moreira da Costa, UERJ Roseli de Deus Lopes, POLI/USP Comitê de Programa Alberto Castro, UFAM Alex Sandro Gomes, UFPE Alexandre Direne, UFPR Amanda Meincke Melo, Anhanguera Educacional (FAC3) André Raabe, UNIVALI Andrea Castro, UERJ Benedito Ferreira, UFPA Claudia Motta, UFRJ Crediné de Menezes, UFES Davidson Cury, UFES Débora Barbosa, UNILASALLE Edilson Ferneda, UCB Edson Pimentel, UFABC Elisa Boff, UCS Eliseo Reategui, UFRGS Fábio Sampaio, UFRJ Fernanda Campos, UFJF Germana Nóbrega, UCB Gilda Helena Bernardino de Campos, PUC-Rio Heloisa da Rocha, UNICAMP Joice Otsuka, UFSCar Jorge Barbosa, UNISINOS José Aires Castro Filho, UFCE José Francisco Netto, UFAM Lívia Lopes Azevedo, UFMT/Campus do Medio Araguaia Lúcia Giraffa, PUCRS Liliana Passerino, UFRGS Magda Bercht, UFRGS Marcia Cristina Moraes, PUCRS Marco Carvalho, UnB Marcos Elia, UFRJ Marcus Basso, UFRGS Maria Cecilia Baranauskas, UNICAMP Maria Elizabeth Almeida, PUC-SP Mariano Pimentel, UNIRIO Marie Jane Soares Carvalho, UFRGS Mauro Pequeno, UFCE Neide Santos, UERJ Nizam Omar, Mackenzie Orivaldo Tavares, UFES Patricia Jaques, UNISINOS Paulo Cysneiros, UFPE Regina Heidrich, Feevale Romero Tavares, UFPB Rosa Viccari, UFRGS Rosa Maria Costa, UNIRIO Rosane Aragón Nevado, UFRGS Sérgio Crespo C. S. Pinto, UNISINOS Simao Pedro Marinho, PUC-Minas Comissão para Seleção de Oficinas Alexandre Direne, UFPR Amanda Meincke Melo, Anhanguera Educacional (FAC3) Elaine Turk Faria, PUCRS José Aires Castro Filho, UFCE Liliana Passerino, UFRGS Lucia Giraffa, PUCRS (Coordenadora) Rosane Aragón de Nevado, UFRGS
|