Temos a satisfação em informar que a lista de trabalhos selecionados para o WIE - XV Workshop sobre Informática na Escola - está disponível online.
Vale ressaltar que a seleção das oficinas está em andamento, e tem data prevista para divulgação no dia 25 deste mês.
A seguir, a lista dos trabalhos selecionados. Artigos Completos- A Dinâmica de Sistemas e o Aprendizado Exploratório no Ensino de Física
Cristiane de Oliveira, UFRJ Fábio Sampaio, UFRJ Marcos Elia, UFRJ
- A influência da utilização do Orkut e Messenger no processo de Ensino de Matemática com alunos do Ensino Médio da Rede Pública
Waldemar Mazza, UNICSUL
- Ambiente Educacional Aplicado ao Domínio da Geografia
Rejane Frozza, UNISC Andréa Konzen da Silva, UNISC Ana Luiza Wagner, E. E. Ens. Médio Nossa Senhora do Rosário Kurt Molz, UNISC Jacques Schreiber, UNISC Beatriz Lux, UNISC
- Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com professores do Ensino Fundamental
Alisandra Fernandes, UFC Jaiane Barbosa, UFC Raquel Freire, UFC Lavina Lima, UFC José de Castro Filho, UFC
- Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica através de um Ambiente Multimídia e Interativo com OpenGL
Rômulo Cerqueira, UESC Vânia Silva, UESC
- Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle
Ilse Abegg, UFRGS Fábio da Purificação de Bastos, UFSM Felipe Müller, UFSM
- Arquitetura Pedagógica para Construção Colaborativa de Conceituações
Rosane Aragón Nevado, UFRGS Maria Martha Dalpiaz, UFRGS Crediné de Menezes, UFES
- Biblioteca Digital de Realengo: Programa de Inclusão Digital e Social na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Marcia de Oliveira, Colégio Pedro II
- Camada de Interoperabilidade entre um Ambiente de Aprendizagem e Ambientes Virtuais Tridimensionais
Silvio Sanches, Poli/USP Valdinei Silva, Poli/USP Andréa Silva, FUNDAP Andrea Zotovici, USJT Romero Tori, SENAC-SP/USP
- Comunidades de prática e ferramentas Web 2.0: uma experiência em um curso de especialização em Matemática
Rosa Maria Costa, UERJ Vânia Marins, CEDERJ Raimundo Costa, UFRJ Ana Claudia Costa, UFF
- Derivados do computador: reflexões sobre uma experiência envolvendo inclusão digital e pessoas em sofrimento psíquico
Deise Francisco, UFAL Cleci Maraschin, UFRGS
- Dinamizando o Desenvolvimento da Percepção Musical: Um Sistema de Apoio à Realização de Exercícios
Wilson Branco Neto, UNIPLAC
- Discussão e Votação como Dinâmica Educacional
Claudio Libanio Oliveira, UNIRIO Mariano Pimentel, UNIRIO
- Elementos Formadores de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem
Paula Ventura, UFC José Aires Castro Filho, UFC
- Em Busca de Diferentes MODUS de se Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas
Wallace Ugulino, UNIRIO Ricardo Rodrigues Nunes, UNIRIO Mariano Pimentel, UNIRIO
- Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados
Fabiane Barreto Vavassori Benitti, UNIVALI Adilson Vahldick, FURB Diego Urban, FURB Matheus Krueger, FURB Evandro Londero, FURB
- Laboratório Virtual de Atividades Didáticas - LabVad
Luís Carlos Victorino, UFRJ Marcos Elia, UFRJ Angelo Márcio Gomes, UFRJ Marcos Castro, UFRJ Cesar Bastos, UFRJ
- Modelos mentais: um estudo de caso referente à introdução de computadores no ensino
Pedro Almeida, UNICAMP Rodolfo Azevedo, UNICAMP
- NUMRAC - Um Objeto de Aprendizagem como Apoio ao Ensino de Matemática
Ellen Francine Barbosa, ICMC/USP Renata Meneguetti, USP Leandro Ponte, ICMC/USP
- O Editor Científico ROODA Exata
Marcia Notare, UNISINOS Patricia Behar, UFRGS
- O Uso de Dispositivos Móveis para Auxiliar a Aprendizagem Significativa na Geometria Espacial
Edgar Marçal, UFC Júlio Wilson Ribeiro, UFC Luciana Lima, CEFET-CE Antonio Melo, UFC Rossana Andrade, UFC José Valente, UNICAMP
- Objetos de aprendizagem generalizáveis para o currículo de Matemática do ensino médio
Alexandre Direne, UFPR Andrey Pimentel, UFPR Gabriel Ramos, UFPR Diego Marczal, UFPR Eros Carvalho, UFPR Marcos Castilho, UFPR
- Perfil da Informática na Educação nas Escolas Estaduais do Sudoeste Goiano
Joslaine Jeske, UFG
- Perspectivas metodológicas para o uso de fóruns em avaliação docente emancipatória
Luiz Dourado Junior, UFPA Benedito Ferreira, UFPA
- Projeto Gene: Ambiente de Apoio ao Aprendizado de Genética através de Comunidade Virtual
Henrique Silveira, UNICAMP Leandro Morelato, UNICAMP Marcos Borges, UNICAMP
- Projetos Colaborativos e WebQuests: Uma Possibilidade para Formação de Professores de Matemática
Márcia Cristina Moraes, PUCRS
- SGSO Um Sistema Baseado em Lógica Fuzzy para Geração e Correção de Simulados e Provas via Web
Paulo Afonso Parreira Júnior, UFSCar Heitor Costa, UFLA
- SISIPTV Um Sistema de Conferência de Mídia como ferramenta de apoio no Ensino à Distância
Hua Lin Costa, COPPE/UFRJ Flavio Pinheiro, Fundação CECIERJ Claudia Werner, COPPE/UFRJ
- Sistema Tutor Inteligente para Auxílio na Alfabetização de Crianças Surdas em um Contexto Bilíngüe
Wilson Branco Neto, UNIPLAC
- Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores
Alisandra Fernandes, UFC Raquel Freire, UFC José de Castro Filho, UFC
- Um jogo educacional para o auxílio do aprendizado de Geometria Espacial
Alana Morais, CEFET-PB Daniel Medeiros, UFPB Liliane Machado, UFPB Ronei Moraes, UFPB Rogéria Gaudêncio, UFPB
- Um modelo de sistema de aprendizagem colaborativa apoiado por computador com ênfase em trabalho em equipe
Ana Cunha, UNICAMP
- Um resolvedor de equações algébricas como ferramenta de apoio à sala de aula no ensino de equações algébricas
Henrique Seffrin, UNISINOS Geiseane Rubi, UNISINOS Talvany Carlotto, UNISINOS Gabriel Mello, UNISINOS Patricia Jaques, UNISINOS
- Uma experiência de escrita coletiva online na formação inicial de pedagogos
Cynthia Enoque, UNI-BH Simão Pedro Marinho, PUC Minas
- Utilização de Ambiente E-learning em disciplinas da área Tecnológica
Avanilde Kemczinski, UDESC Isabela Gasparini, UDESC Everlin Marques, UDESC Edino Fernandes, UDESC
- VIDA: Atlas Anatômico 3D Interativo para Treinamento a Distância
Romero Tori, SENAC-SP/USP Fatima Nunes, USP Victor Gomes, USP Daniel Tokunaga, USP
- Whiteboard interativo de baixo custo: uma alternativa viável para as escolas brasileiras
Yandre Costa, UEM Paulo Gonçalves, UEM Flávio Uber, UEM Dante Medeiros Filho, UEM
Artigos Resumidos- Da HQ à animação - o uso de diferentes ferramentas computacionais na prática educativa
Simone Lima, Colégio Pedro II Andrea Castro, Colégio Pedro II
- Escola, conhecimento e mudança: um projeto voltado para o uso significativo e responsável dos recursos da Internet.
Andrea Castro, Colégio Pedro II Simone Lima, Colégio Pedro II
- Interação Virtual para aprendizagem de Matemática
Marilise Jorge, UFRGS Vanessa Tonet, UFRGS Bruno Costa, UFRGS Marcus Basso, UFRGS
- Mídias Digitais de Comunicação - Autoria e aprendizagem de Matemática
Fabiana Fattore Serres, UFRGS Marcus Basso, UFRGS
- Objetos Virtuais de Aprendizagem dedicados à alfabetização: Uma construção colaborativa.
Patricia Gallo, UFRN
- Três anos de pesquisa-ação sobre a convergência de mídias e a formação do jornalista
Lorena Tárcia, Uni-BH
- Uso de Software Livre na preservação das manifestações culturais de adolescentes que habitam as periferias e bolsões de miséria em Cascavel-PR
Carlos José Maria Olguín, UNIOESTE Valdeci Batista de Melo Oliveira, UNIOESTE Nilceu J. Deitos, UNIOESTE Valéria dos Santos Schinato, Associação Educacional Espírita Lins de Vasconcelos Francy Rodrigues da Guia Nyamien, UNIOESTE
|