Ernesto F. Galvão é mais uma das atrações do SEMISH 2009

ImageErnesto F. Galvão, professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói, RJ, é mais um palestrante convidado do SEMISH 2009. Ele é autor do livro de divulgação científica “O que é computação quântica?”, lançado em 2007, o qual faz parte da coleção “Ciência no bolso” da editora Viera&Lent. Sua palestra, intitulada "Realizações e desafios em computação quântica", ocorrerá no SEMISH na quarta-feira às 8h30min, dia 22 de Julho.

Biografia

Ernesto F. Galvão é carioca e fez sua graduação em física na PUC-Rio, seguida de um mestrado na UFRJ. Obteve seu doutorado em Informação Quântica pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em 2002. Fez um pós-doutorado no Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá), antes de voltar definitivamente ao Brasil, onde atualmente é professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Sua pesquisa atual envolve o estudo de tópicos como emaranhamento quântico e protocolos em que a comunicação quântica oferece vantagens. Outro objetivo é usar idéias da informação quântica para entender melhor os fundamentos da mecânica quântica. Em 2007 lançou o livro de divulgação científica “O que é computação quântica?”, como parte da coleção “Ciência no bolso” da editora Viera&Lent.

Palestra: Realizações e desafios em computação quântica

A informação quântica é uma área de pesquisa interdisciplinar relativamente recente que usa elementos da matemática, da física e da ciência da computação. Ela procura explorar novas formas de codificar e processar informação usando sistemas quânticos como íons individuais, fótons, spins nucleares e circuitos supercondutores.

A partir de 1994, com a descoberta de um algoritmo quântico eficiente de fatoração de inteiros, a pesquisa na área cresceu enormemente. Apresentarei alguns dos conceitos fundamentais da informação quântica, e como eles possibilitam aplicações importantes como algoritmos eficientes para algumas tarefas e segurança absoluta na troca de mensagens criptografadas. Essas novas tecnologias podem ter um grande impacto em diversas áreas de pesquisa científica, e na sociedade como um todo. Vou descrever a situação atual em pesquisa, e procurar identificar áreas promissoras de desenvolvimento, em particular aquelas mais próximas da ciência da computação.
 
  • Organização

    Informáica UFRGSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Promoção

    SBC
  • Agência

    Fellini Turismo
  • Apoio

    Fellini Turismo
  • Patrocínio