Prefácio

Desde o início desta década tem-se intensificado as pesquisas em tecnologias relativas à proposta de Mark Weiser, 1991, chamada de Computação Ubíqua (Ubiquitous Computing) ou Pervasiva (Pervasive Computing), a qual propõe uma mudança do paradigma centrado em processo para o centrado em atividades do usuário final, resgatando um dos objetivos primordiais da computação em sua criação. Por prever uma mudança de rumo e uma inserção onipresente da computação no cotidiano, a computação ubíqua/pervasiva traz muitos desafios.

Dado o contínuo progresso técnico em comunicação e computação, parece que se está caminhando a uma total integração da computação nas atividades humanas. Previsões indicam que, em poucos anos, microprocessadores se tornarão pequenos e baratos o suficiente para serem embutidos em quase tudo - não somente em dispositivos digitais, carros, eletroeletrônicos, brinquedos, ferramentas, mas também em objetos (lápis, por exemplo) e roupas. Todos esses artefatos devem estar entrelaçados e conectados em uma rede sem fio. De fato, a tecnologia espera uma revolução na qual bilhões de pequenos e móveis processadores estejam incorporados ao mundo físico, compondo objetos 'inteligentes' (smart), os quais sabem onde estão, se adaptam ao ambiente, fornecem serviços úteis em adição ao seu propósito original, formam redes espontâneas e altamente distribuída numa ordem de magnitude muito maior que a de hoje.

O I SBCUP constitui um fórum dedicado a dar continuidade à apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento na área de Computação Pervasiva e Ubíqua, em âmbito nacional. O principal objetivo é reunir a comunidade que desenvolve trabalhos com os temas de interesse e estimular a discussão dos desafios que esta área traz ao propor um ambiente computacional futuro e onipresente. Nessa edição, houve 40 submissões das quais 14 foram aceitas (entre full e position paper).

Edições anteriores desse evento foram realizadas como I e II Workshop on Pervasive and Ubiquitous Computing (WPUC), sediado junto ao SBAC-PAD 2007 e 2008, respectivamente. A proposta desses workshops foi motivada pela constatação da falta de um fórum específico para discussão da área de Computação Pervasiva e Ubíqua, como ocorre em eventos internacionais qualificados como Pervasive, Ubicomp, Mobicom, Percom, Context, etc... Os temas pesquisados nessa área estão, hoje, espalhados em eventos nacionais como SBRC, SBLP, SBES, SBAC-PAD, WSCAD, entre outros.

Cláudio F. R. Geyer, UFRGS

Coordenador Geral

Markus Endler, PUC-Rio

Patrícia Dockhorn Costa, UFES

Coordenadores do Comitê de Programa

 
  • Organização

    Informáica UFRGSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Promoção

    SBC
  • Agência

    Fellini Turismo
  • Patrocínio