Oficinas

  • Representação do Mundo pela Matemática objetos de aprendizagem na formação de professores das séries iniciais
    Marcus Basso, Cristiano Lima, Elisa Friedrich Martins, Paula Silva, Fabiana Fattore Serres, Vera Lucia Weiand (UFRGS)

  • Resumo: Nessa Oficina propomos o uso de objetos digitais de aprendizagem de Matemática voltados para a formação de professores. As tecnologias de informação e comunicação se constituirão em suporte essencial para a construção de conceitos matemáticos em contextos de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. A dinâmica de trabalho prevê a realização de discussões sobre o uso desses materiais bem como envolverá questões relacionadas com possibilidades de disseminação dessa proposta e dos próprios materiais digitais.

  • Trabalhando com HotPotatoes e suas possibilidades no Moodle
    Márcia Cristina Moraes, Adriana Beiler (PUCRS)

  • Resumo: A oficina proposta tem por objetivo apresentar o software HotPotatoes e a sua utilização dentro do ambiente Moodle. O HotPotatoes é um software de autoria que possibilita a construção de tipos diferentes de exercícios interativos, a saber: palavras cruzadas, relacionar colunas, múltipla escolha, ordenação de frases ou palavras e preenchimento de lacunas.
    O Moodle, atualmente considerado a ferramenta de gestão de cursos mais utilizada no mundo, permite a criação de cursos a serem oferecidos nas modalidades presencial, complementando o aprendizado de sala de aula, ou a distância, atuando
    como sala de aula virtual.
    O Moodle possibilita aos professores a inclusão e construção de diversos tipos de atividades nos seus cursos, como fóruns, chats, salas de entrega de tarefas, wikis, etc. Uma destas atividades é o HotPotatoes. A oficina está organizada com a finalidade de apresentar o software HotPotatoes para os participantes e mostrar o seu uso dentro do ambiente Moodle. Neste sentido, serão apresentados alguns conceitos básicos do Moodle, a fim de que os participantes aprendam a utilizar as configurações básicas necessárias para a construção de cursos no ambiente, o software HotPotatoes e a inclusão de atividades desenvolvidas com este software no Moodle.

  • Avaliação de softwares educativos
    Viviane De Bona,Katia da Silva (UFPE)

  • Resumo:Nesta oficina será apresentado e aplicado um método de avaliação de softwares educacionais a partir de duas abordagens: a avaliação da interface e a avaliação das possibilidades de aprendizagem. Tal método utiliza alguns dos principais critérios de avaliação de interfaces tradicionais da área de Engenharia de Software, adaptados para a aplicação na avaliação de softwares educacionais e critérios específicos relacionados às possibilidades de aprendizagem, bem como critérios de avaliação de aspectos importantes da relação entre as características da interface e a aprendizagem.

  • Análise de conteúdo na pesquisa educacional através do uso do software NVIVO
    Diogenes Melo, Katia da Silva (UFPE)

  • Resumo: Nesta oficina será apresentado e aplicado o software NVIVO, ferramenta de apoio à pesquisa educacional, desenvolvido especialmente para realização de análise de conteúdo, que permite a criação de categorias, a definição de unidades de análise e a categorização dessas unidades. O referido software apresenta, em seus recursos, a possibilidade de aplicação dos principais conceitos de análise de conteúdo, os quais serão aqui aplicados no levantamento da concepção de professores sobre avaliação de aprendizagem, temática tão atual nos ambientes educacionais.

 

 
  • Organização

    Informáica UFRGSUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Promoção

    SBC
  • Agência

    Fellini Turismo
  • Patrocínio